(24 a 30 Janeiro 2011)
Retrato de la Ruralidad en la Región
“Café com Leite – São Paulo / Minas”
Promovida pela Associação Café com Leite - São Paulo / Minas, esta exposição , ocorrida no Espaço Cultural da Casa do Brasil em Madri, expressa, a ruralidade contemporânea da região – Circuito Café com Leite – São Paulo / Minas , mesclando imagens fotográficas em meio a um cenário rural.
A Associação Café com Leite , com abrangência inter-estadual São Paulo / Minas , tem sede em Mococa-SP e é uma entidade sem fins lucrativos com interesse no turismo, meio ambiente e no desenvolvimento rural em sua região de atuação. Idealizada a partir do evento "Encontro de Turismo na Fazenda" ocorrido em 1997 em Mococa, oficialmente foi criada em 25 de fevereiro de 2002 com sócios formados na grande maioria por produtores rurais paulistas e mineiros e pessoas com atividades identificadas e vinculadas ao turismo, meio ambiente e no desenvolvimento socioeconômico do espaço rural, seja na prestação de serviços, no comercio, na industria, no ensino, no turismo e cultura e em atividades agropecuárias, entre outros.
No ato de abertura da exposição , ocorrido as 20:00hs. do dia 24 de janeiro a Casa do Brasil ofereceu um coquetel regado a vinho tinto espanhol , servido no próprio ambiente da exposição e ao som de musica raiz que deu um toque ainda mais rural em meio ao cenário montado.
A exposição cultural foi composta de 40 fotos do artista plástico brasileiro Igor Gomes e com participação de Guto Nasser, distribuídas em 5 painéis de vidros cuja visibilidade se complementou com cenários alusivos ao mundo rural, montados com madeira , peneiras , grãos de café , cordas de sisal , sacos de juta com diagramas de fazendas produtoras e objetos representando o Café e o Leite. As fotos retratavam um pouco do cotidiano rural , paisagens naturais e agrícolas , objetos e utensílios , arquitetura , expressões e cenários etc.
Com esta exposição fotográfica pretendeu-se mostrar aspectos da ruralidade na Região Café com Leite - São Paulo/Minas, região esta cujo território compreende 10 municípios paulistas e igual numero mineiro, situados no nordeste de São Paulo e sudoeste de Minas Gerais. Esta região se desenvolveu e enriqueceu se com a cultura do café na segunda metade do século XIX, surgindo já no inicio do século XX a primeira grande diversificação agropecuária com a exploração da pecuária de leite, identificando-se dessa maneira esta região, que historicamente se confunde com o café de São Paulo com o leite de Minas. A grande parte das propriedades rurais históricas existentes tem em comum os cinco elementos básicos de uma típica fazenda café com leite compostos de: 1) casarão da sede e seu entorno com jardim, pomar e anexos, 2) terreirões de café com suas estruturas de aquedutos,lavadores de café, depósitos de ferramentas e utensílios etc., 3) tulha com sua estrutura interna em madeira, maquinas de beneficiamento de café e aberturas por onde recebem o café em coco depois de seco no terreirão, 4) colônia composta de casas de funcionários, 5) estábulo para ordenha e curral de manejo do gado leiteiro. Acrescido a estas cinco estruturas básicas muitas fazendas ainda apresentam outros elementos representados principalmente por: 1) capela, 2) escola rural, 3) venda da fazenda, 4) serraria, 5) paiol, etc.
A denominação turística Café com Leite também é uma alusão à política da velha republica quando se alternavam no poder governantes de São Paulo e Minas Gerais e que ficou conhecida como política do café com leite.
Até os dias de hoje, nesta região, o café com leite continua presente, na exploração agropecuária de pequenos, médios e grandes produtores rurais, estando do lado mineiro a maior cooperativa de café do mundo - Cooxupé e também a segunda no ranking, a Cooparaíso. Do lado paulista encontramos a maior empresa produtora de leite do Brasil- Leite A Bela Vista e também a tradicional empresa mocoquense de produtos lácteos - Mococa S.A.
Riquezas naturais e culturais características deste espaço geográfico formado pelos 20 municípios que estão situados na bacia hidrográfica do Rio Pardo traduzem também a forte identidade existente, onde a vegetação característica é representada pela transição entre dois importantes biomas brasileiros – Cerrado e Mata Atlântica.
Não bastasse a exuberância da natureza , as paisagens fantásticas, as riquezas minerais, as fazendas centenárias, a abundância de água, a hospitalidade do povo , a diversidade de estilos arquitetônicos , a produção artesanal rica e variada, as festas tradicionais, as cidades tranqüilas , a culinária deliciosa e, principalmente , a cultura popular , o turismo no espaço rural , destacando-se o segmento do turismo rural em fazendas históricas dos antigos coronéis do café e em fazendas de produção agropecuária e de lazer já é , nesta região café com leite – São Paulo / Minas , uma realidade – Roteiros Turísticos Café com Leite.
LUIZ AUGUSTO NASSER – Associação Café com Leite (presidente)
Nenhum comentário:
Postar um comentário