sexta-feira, 20 de maio de 2011

Reunião da ABRATURR-SP


A ABRATURR SP – Associação Paulista de Turismo Rural e a Associação Café com Leite – São Paulo / Minas,  com o intuito de apresentar e fortalecer o  Turismo Rural Paulista,  realizou no ultimo dia 17 de maio na Fazenda Buracão  uma reunião de trabalhos.

Mococa como  cidade sede do Circuito Café com Leite foi escolhida para sediar esta reunião que teve um cunho abrangente dentro das diversas regiões do Estado de São Paulo. 

A ABRATUR é uma associação que defende o turismo rural como um meio sustentável de turismo, de forma que coloque a população local, o turista e o meio ambiente em harmonia, resgatando assim as raízes  culturais no meio rural.

Estiveram presentes representantes da ABRATURR – SP, da ABRATURR Nacional, da ANCL- Associação Café com Leite, da ATURP – Associação de Turismo Rural de Ribeirão Preto e Região, da Prefeitura Municipal de Mococa, do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Mococa, da Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo, da Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas, da Associação Fazendas Históricas Paulistas  e empresários e interessados no tema.

O intuito principal desta reunião foi a apresentação pela Abraturr de seus trabalhos desenvolvidos e suas participações no cenário estadual e nacional do Turismo Rural, explanando sobre as conquistas e  parcerias realizadas

Um dos objetivos da reunião foi consolidar o núcleo de turismo rural do Circuito Café com Leite e fortalecer o associativismo para termos mais representatividade principalmente junto ao Ministério do Turismo, Secretaria de Turismo de São Paulo, Conselho Estadual de Turismo-SP e Secretaria da Agricultura de São Paulo, órgãos engajados no Turismo Rural.

Foi  também mencionado o lançamento pela Tur-SP em parceria com a Secretaria de Turismo de uma revista especifica sobre o Turismo Rural Paulista e os procedimentos para que o núcleo café com leite faça parte da mesma. 

Relatou-se também a respeito dos  programas de financiamento do Banco do Brasil para o Turismo Rural e sobre a participação em feiras e eventos nacionais.

O Circuito Café com Leite – São Paulo / Minas  tem no Turismo Rural seu principal segmento e apresenta uma identidade muito forte ligada ao café e ao leite. Este nome cuja identidade se confunde com sua própria imagem é ao mesmo tempo uma alusão histórica ao antigo pacto de poder da Velha Republica, onde se alternavam  na presidência do Brasil  representantes de  São Paulo do Café com Minas Gerais do Leite e que ficou conhecido como Política do Café com Leite.  

O território definido do Circuito Café com Leite compõe-se de municípios  tradicionalmente  produtores de café e de leite e até hoje, ainda que tenha  ocorrido  diversificação agropecuária, o Café e o Leite continuam fortemente presentes,   podendo-se visualizar até os dias de hoje nas características das Fazendas Históricas Café com Leite os cinco elementos principais que compõe a sua majestosa estrutura: 1. casa sede e entorno, 2. colônia,  3. terreirão para secagem, 4. tulha, e 5. estábulo / curral. Apenas para citar alguns dados e fatos marcantes:    Cooxupé em Guaxupé – MG é a maior cooperativa de café do mundo e algumas de suas filiais se localizam na Região Café com Leite (SP/MG);  Leite A Bela Vista em Tapiratiba-SP a maior empresa produtora de leite A do Brasil ;     Mococa (SP) tem uma das primeiras indústrias de laticínios do interior do estado – Mococa S/A – 1919, com seu icone da “vaquinha mococa”, onde a matéria prima “leite” é originária principalmente dos municípios que compõem o Circuito   Café com Leite;  também em Mococa  e em Cajurú foi  onde se desenvolveu pioneiramente  a raça de  gado  Gir Leiteiro com a marca de origem FB, uma das raças zebuinas para produção de leite; São Sebastião do Paraiso  (MG) também é sede de uma grande cooperativa de cafeeicultores a Cooparaiso igualmente tendo filiais na Região Café com Leite (SP/MG) e possuindo também um tradicional laticínios “Aviação” 1930;   Casa Branca (SP) é sede do tradicional e centenário  Laticínios Argenzio, produtor de derivados de leite;   São Sebastião da Grama (SP) tem um tradicional laticínios que produz os queijos Roni desde 1889; em São José do Rio Pardo (SP) a história de Euclides da Cunha o engenheiro que trabalhou na reconstrução da ponte metálica cujo principal objetivo era o transporte do café;   em vários municípios mineiros e paulistas da Café com Leite, encontramos café com marcas de origem consagradas,tais como: Café Serra da Grama (São Sebastião da Grama) , Café Pessegueiro (Mococa) entre tantos outros, inclusive café de produção orgânica e natural...

Finalizando o evento foi oferecido a diretoria das entidades presentes um brinde patrocinado pela Mococa S/A – sacola com os produtos da vaquinha Mococa,  encerrando a reunião  com um tradicional café da tarde da fazenda onde os participantes puderam saborear: pamonha, bolo de milho verde, canjica, bolo de fubá, pão de queijo, broa de fubá, pão caseiro, rocambole de doce de leite, bolinho de chuva, queijo minas  e  como não deveria faltar o café com leite. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário